Guarda-roupa mais enxuto: menos é mais

“Menos é mais”. Quantas vezes você já ouviu essa frases nas mais diversas situações no seu dia a dia? Pois é, agora a regra se aplica também ao seu guarda-roupa.

Se você gosta ou se interessa por moda, já deve saber que o conceito de “moda do bem”, ou moda consciente e sustentável, vem ganhando cada vez mais força.

E você conhece os motivos? Bom, um deles é que o consumo de roupas acelerado tem deixado grandes marcas no meio ambiente, uma vez que a indústria têxtil está entre os quatro tipos de indústrias que mais consomem recursos naturais e que mais poluem.

O outro é que esse consumo veloz fomenta a desigualdade sociocultural, ao passo que utiliza empregos informais e, em alguns casos, até o trabalho escravo para manter o baixo custo da produção.

Por esses motivos, as pessoas adeptas ao consumo da moda consciente estão procurando comprar roupas que foram feitas para durar mais tempo, ou seja, aqueles “clássicos” que nunca saem de moda, ao contrário de adquirir frequentemente peças sem qualidade, evitando um descarte muito rápido das mesmas.

Se você também deseja construir um guarda-roupa mais consciente e sustentável, saiba que não vai precisar trocar tudo de uma hora para a outra. Afinal, isso não seria nada “sustentável”, não é mesmo? Essa mudança vai ocorrer aos poucos.

Então, como colocar em prática a teoria do “menos é mais”? Vamos te ajudar!

O primeiro passo é analisar o seu estilo de vida, desapegar de maus hábitos e planejar suas compras. Pois, tudo o que você precisa saber para ter um guarda-roupa mais sustentável é o que é realmente necessário para você.

O segundo passo é tirar um dia para fazer aquela organização nas suas roupas. Separe para doação aquelas que você quase não usa. No dia a dia, a tendência é deixarmos de lado quase 60% das nossas roupas, que permanecem esquecidas nas prateleiras por anos. Então, nada melhor do que ajudar alguém que precisa, ao invés de acumular tantas peças.

A outra regra para quem deseja adotar um estilo minimalista consiste em selecionar um número máximo de peças que combinem entre si e usar apenas estas roupas, sempre. Esse estilo valoriza as peças mais importantes e funcionais.

E o objetivo desse estilo é diminuir vários aspectos: espaço, gasto, tempo e impacto de descartes têxteis no meio ambiente.

Vale salientar, também, que o estilo “menos é mais” não significa que você vai parar definitivamente de comprar roupas. O que significa é que você vai comprar apenas as peças de roupa que você tem certeza de que vai usar, e muito! Opte por roupas que não estão ligadas a uma tendência que muda com o tempo – ou seja, independentemente da época, o seu closet continuará válido.

E outra dica importante: cuide das suas roupas. Preste atenção às recomendações de lavagem, manuseio e guarde as suas peças do jeito correto. Esses cuidados farão suas roupas durarem muito mais tempo. Certo?

Ser sustentável é o novo “pretinho básico”. Aposte!

Comentários