07 dicas para cuidar da tatuagem

Traços delicados ou desenhos maiores, o fato é que a tatuagem virou moda e ganhou, literalmente, a pele de muita gente. Seja por ordem estética, um enfeite ou uma forma de expressão, os estúdios estão cheios de profissionais que exibem a arte de desenhar no corpo humano.

“Todo mundo tem, também quero ter”. É, mas nem sempre foi assim. A tatuagem já foi motivo de muito preconceito, vista como imagem de agressividade e desleixo. Felizmente os tempos são outros, o preconceito diminuiu e o ramo da tatuagem foi, inclusive, um dos poucos que cresceu no último ano, remando na contramão da crise.

E se você também é mais um que quer cair na onda dos “rabiscados”, saiba que vai precisar tomar alguns cuidados para manter uma tatuagem saudável. Escolher um bom estúdio e um bom tatuador é só o primeiro passo para que o desenho seja fonte de orgulho para você. O modo como você cuida dele é a parte mais importante de todo o processo.

Confira as nossas dicas de cuidados com a tatuagem:

1 – Preste atenção nas orientações do seu tatuador

Mesmo que não seja a sua primeira tatuagem, é importante prestar muita atenção nas orientações do seu tatuador, afinal ele tem experiência e sabe o que está fazendo. Além disso, se é um bom profissional e tem uma reputação a zelar, vai fornecer instruções detalhadas sobre os cuidados para garantir uma boa cicatrização e que o desenho fique com o visual planejado.

2 – Retire o curativo com cuidado

Seja qual for o tipo de curativo que o seu tatuador usar, siga as instruções dele corretamente para a retirada. As recomendações em relação a quanto tempo você deve ficar com o curativo variam bastante, então nada de ir atrás de conselhos de quem não entende do assunto, ok? A maioria dos tatuadores indicam que a tattoo deve ficar protegida por, no mínimo, duas horas. Então, quando chegar a hora de retirar o curativo, deixe-o de molho em água morna para não grudar na pele. Depois de molhado ele vai sair facilmente.

3 – Faça a higienização corretamente

A higienização é o principal cuidado com a tatuagem nos primeiros dias. Para evitar a contaminação por bactérias que causam alergias e infecções, lave o local com água morna e sabonete líquido antibacteriano ou antimicrobiano, suave e sem perfume. Não use esponjas, apenas as mãos para remover com cuidado todos os vestígios de sangue.

4 – Alimente-se de maneira adequada

Após fazer uma tatuagem você também deve ficar de olho na alimentação para evitar possíveis reações alérgicas. Não consuma alimentos muito gordurosos, condimentados ou com excesso de açúcar. Frutos do mar e bebida alcoólica também devem ser evitados.

5 – Evite coçar ou cutucar

Muitos dizem que a coceira é uma das piores partes, mas você vai ter que se controlar. Coçar e tirar as casquinhas atrapalha o processo de pigmentação, o que pode comprometer o desenho com marcas, além de provocar sangramentos no local.

6 – Mantenha a tatuagem hidratada

É comum aparecer uma casquinha ou que a pele fique um pouco repuxada com o ressecamento durante a etapa curativa da tattoo. O importante é manter sempre a hidratação. Com movimentos suaves, passe uma camada bem fina de pomada, apenas o suficiente para deixar a tatuagem brilhando. Não passe pomada demais para não sufocar o local e promover a proliferação de bactérias. Bepantol e Cicaplast são ótimas para ajudar na cicatrização da pele e você encontra facilmente nas farmácias. Depois de cicatrizada, invista em um bom hidratante para evitar que a cor da sua tatuagem fique opaca.

7 – Não exponha a tatuagem ao sol

Se você fez a tatuagem no verão, deve redobrar a atenção com a exposição ao sol da área tatuada. A pele, que já está fragilizada pela tattoo, pode ficar com bolhas e desbotar. Mantenha o local protegido por, pelo menos, três a quatro semanas. Depois disso, use filtro solar fator 30 na tatuagem.

Realizando os procedimentos de forma correta, sua tatuagem ficará sempre com um aspecto saudável. E aí, curtiu as nossas dicas?

Comentários