Como lidar com o ciúme

Ciúme é normal em uma relação. É um conjunto de emoções, pensamentos, comportamentos e reações físicas, e, portanto, é um sentimento tão natural quanto o medo, a tristeza, a raiva ou a felicidade. O ciúme, quando equilibrado, é saudável e completamente normal. Mas, quando passa dos limites, acaba se tornando um problema para o casal.

Ciúme exagerado causa perturbações para ambas as partes envolvidas, resultando num relacionamento infeliz, e, muitas vezes, até em um rompimento.

No post de hoje preparamos algumas dicas para lidar com um parceiro ciumento ou, então, para ajudar você a controlar o ciúme. Confira:

– Não provoque o ciúme

Se o seu parceiro ou parceria é uma pessoa ciumenta, a primeira regra para lidar com a situação é: não provoque o ciúme. Evite causar jogos de ciúme, fazendo com o que o outro se sinta inferior.

– Converse e entenda a razão do ciúme

Se a sua companheira ou companheiro tiver ciúme de alguém deverá haver alguma razão. Explore o que possa ter causado o ciúme e entenda o que se passa, para que saiba como agir em relação à pessoa que causa ciúme. A conversa, além de ser uma forma de tentar conseguir corrigir os empecilhos e chegar a uma solução, é uma boa maneira de organizar as ideias e sentimentos de forma positiva.

– Confie no seu parceiro

Agora, se o ciúme é um problema da sua parte, você também poderá trabalhar alguns pontos e melhorar esse sentimento de insegurança. Primeiramente, entenda que a confiança é um dos pilares base e indispensável para a construção de um relacionamento saudável. Quando duas pessoas adultas, por livre e espontânea vontade, resolvem ficar juntas, é uma vontade delas. Assim, não há motivos para desconfiar de seu parceiro.

– Desenvolva sua inteligência emocional

Outra dica importante para aprender a lidar com o seu ciúme é desenvolver a sua inteligência emocional. Um dos principais motivos para a insegurança e a desconfiança, é a falta de autoconhecimento. Isso porque o autoconhecimento é o principal combustível para você se libertar dos gatilhos emocionais que geram ciúmes. Além disso, cuide também da sua autoestima. Quem tem autoestima muito baixa costuma ter mais insegurança e o ciúme costuma atingir níveis mais altos.

– Aprenda a controlar seus impulsos

Normalmente a pessoa ciumenta briga e depois pensa. Não é verdade? Ela faz a confusão e, dependendo do nível da autoestima da pessoa, demora a se dar conta do que fez. Então é preciso controlar um pouco a raiva e as palavras porque muitas vezes isso deixa marcas e desgasta muito a relação. Portanto, quando perceber que está com muita raiva e vai brigar, o ideal é se distrair ou dar um tempo.

– Não alimente a ideia de “posse”

A pessoa ciumenta pensa que o outro é propriedade dele, que precisa manter a pessoa que ama por perto e tem que saber de tudo, vasculhar tudo, como se a pessoa amada fosse um objeto. Isso é um grande erro que pode arruinar a sua relação. E é, também, um equívoco, já que manter a pessoa amada ao lado é uma conquista, não é resultado de prender ou ameaçar o outro.

Comentários