Cerveja ou Vinho: Faça sua escolha

Misturar as duas bebidas pode não ser uma boa opção. Então: qual a sua preferida?
Gostos à parte, cada uma delas, se consumida moderadamente, oferece inúmeros benefícios para a saúde. Vamos saber um pouco mais sobre cada uma?

TIM, TIM

“Um pouco de vinho não faz mal a ninguém”. Você certamente já ouviu essa frase. E para a alegria dos amantes da bebida, diversas pesquisas atestam os benefícios de um bom vinho para a saúde, desde que consumido moderadamente.
Hmmm, mas o que significa consumir moderadamente?

Consumo moderado refere-se à quantidade de vinho, ou de qualquer outra bebida alcoólica, que uma pessoa pode ingerir de uma só vez antes que os benefícios para a saúde se transformem em perigos. Essa quantidade depende de muitos fatores, incluindo o tamanho da pessoa, idade, sexo, estado geral de saúde, como também se a bebida está sendo consumida com alimentos ou não. O recomendado é consumir de 1 a 2 copos de 125 ml por dia.

Entre os benefícios do consumo moderado do vinho, estão:

– Combate o colesterol ruim;
– Aumenta o colesterol bom;
– Diminui a pressão arterial;
– Previne tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais;
– Diminui o risco de problemas cardíacos como infarto;
– Ajuda a melhorar a digestão de uma refeição.

Variedade para todos os gostos…
O vinho é uma bebida muito sofisticada e que contém várias características que definem o seu sabor: aroma, coloração, tipo de uva, meio de produção, gradação alcoólica, entre outras. Além de escolher qual melhor agrada o seu paladar, na hora de harmonizar com uma refeição, é importante conhecer algumas regras.

Vamos lá:

– VINHO TINTO: são produzidos por meio da fermentação do suco, ou mosto, extraído de uvas pretas ou tintas. É o tipo mais comercializado dessa bebida em todo o mundo.
Combina com: carnes vermelhas e pratos mais gordurosos.

– VINHO BRANCO: elaborado a partir da fermentação de uvas brancas ou escuras, porém sem o uso da casca. Possue um sabor frutado e coloração mais dourada. São indicados para serem servidos gelados.
Combina com: peixes e frutos do mar.

– VINHO ROSÉ: elaborado a partir de uvas escuras, porém que liberam pouca coloração ao processo de fermentação. Podem também ser um blend de uma preparação tinta e outra branca, resultando na coloração rosa suave.
Combina com: carnes magras grelhadas, frango assado, verduras gratinadas, massas italianas, entradas, tortilhas e omeletes.

– ESPUMANTE: é um vinho com borbulhas! Pode-se dizer que espumante é todo vinho que passa por duas fermentações, ou seja, a primeira que é a comum a todos os vinhos, quando o açúcar se transforma em álcool, e mais uma, a que produz as deliciosas borbulhas.
Combina com: frutos do mar, salmão, lagosta, aperitivos de entrada e sobremesas.

EIN PROSIT

Já para quem aprecia uma boa cerveja, os benefícios também não ficam para trás. Lembrando aquela regra que vale para todas as bebidas alcoólicas: consumir moderadamente. Diversas pesquisas comprovaram que o consumo eventual de cerveja pode ser conveniente para o bom funcionamento do organismo. Entre os benefícios da cerveja, estão:

– Fortalece os ossos;

– Mantem os rins saudáveis;
– Protege o cérebro;
– Reduz os riscos de desenvolver câncer;
– Reduz as chances de ter diabetes;
– Combate ao estresse.

Variedade para todos os gostos…

Quando se fala em cerveja, os tipos são os mais diversos. Eles variam de acordo com fatores como método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, história, origem e assim por diante. E toda essa variedade é classificada por famílias, que se diferem pelo tipo de levedura (fermento) que utilizam e sua atuação durante o processo.
São elas:

– LAGER: São as cervejas de baixa fermentação, mais leves e claras, mas também possuem algumas versões mais escuras. Nesta família estão a Pilsen, American Lager, Schwarzbier, Bock, Vienna, entre outras.
Combina com: queijos leves, nozes, amendoins ou castanhas, pastel, croquete e comidas de boteco que tem gordura, mas não tem um sabor muito forte. Um par perfeito também com frutos do mar como camarão, lula e mariscos refogados.

– ALE: São as cervejas de alta fermentação, mais encorpadas e o seu sabor varia entre o doce ao amargo e sua cor também acompanha o ritmo variando das mais claras até as mais escuras. Fazem parte da família Ale: American Pale Ale, Weizenbier ou Weissbier, Stout, Dubbel, etc.
Combina com: saladas leves, peixes brancos grelhados, frutos do mar, aves e queijos suaves, como minas e brie.

– LAMBIC: São cervejas de fermentação espontânea, causada pelas leveduras selvagens do ambiente. São cervejas claras, ácidas e também maturadas em madeira. Seu gosto é mais azedo e seu aroma vai desde os frutados aos cítricos e são consideradas o tipo de cerveja mais antigo existente no mundo. Nesta família estão as Faro, Geuze, Kriek, etc.
Combina com: Ceviches.

E então, vai uma cerveja ou um vinho? 

Comentários