06 motivos para você jogar tênis

Você sabia que o tênis é considerado uma das modalidades mais completas do mundo esportivo?

A prática desse esporte proporciona uma série de benefícios, como coordenação, resistência, explosão, força muscular, melhora do condicionamento físico e do reflexo. São diversos benefícios à saúde física e mental. E o melhor: não tem idade para praticar. Seja homem, mulher, criança ou idoso, o tênis consegue se adaptar facilmente às necessidades e possibilidades de cada um.

Se você tem vontade de se jogar nas quadras, mas ainda não começou, separamos 06 motivos para você começar a jogar tênis hoje mesmo. Confira:

1 – Não tem idade para jogar tênis

A primeira vantagem desse esporte é: não tem idade para jogar tênis. O tênis é recomendado para todas as idades, desde crianças até idosos! E não existe isso de “estou velho demais” para aprender. Mesmo que você nunca tenha jogado nenhum esporte com raquete, é possível iniciar-se no tênis ainda hoje, desde que você tenha aptidão física.

2 – Queima calorias

Tem coisa melhor do que queimar calorias enquanto se diverte? Por exigir um grande esforço e muita movimentação de quem pratica, o esporte pode queimar cerca de 500 calorias por hora. Além disso, trabalha também quase todos os músculos do corpo, o que fortalece e garante massa muscular principalmente para braços, pernas, costas e abdômen.

3 – Amplia seu ciclo de amizades

Outra grande vantagem desse esporte: por necessitar de um adversário em campo, o tênis contribui para a sociabilização e o início de novas amizades entre os atletas, fazendo a prática ser muito prazerosa e divertida.

4 – Melhora sua coordenação e agilidade

Jogar tênis trabalha a competitividade e aumenta muito a concentração, já que exige muito da sua capacidade mental. Para jogar você precisar pensar, ter estratégia, e isso o ajuda em outros aspectos da vida, como no trabalho. Além disso, o tênis também causa uma reação corporal que libera endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade, ou seja, diminui o estresse, a ansiedade e o risco de depressão. Que maravilha!

5 – Proporciona qualidade de vida

Praticar tênis é excelente para a saúde cardiovascular, porque o esporte ajuda a manter a pressão arterial e a respiração controladas, sem contar que evita doenças cardíacas, como derrames e enfartes. Por exigir força muscular, flexibilidade e coordenação, a longo prazo, a prática do esporte também reduz a perda de massa óssea e evita a osteoporose.

6 – Não vai faltar Vitamina D

A vitamina D é um nutriente imprescindível para o corpo humano, que protege o coração e fortalece os ossos. Como as quadras de tênis geralmente são ao ar livre e o esporte é praticado durante o dia, a exposição ao sol contribui para a obtenção dessa vitamina. O importante é evitar os horários de sol muito forte e, claro, não descuidar do protetor solar! 

E então, deu vontade de começar a jogar tênis hoje mesmo? Aproveite todas as vantagens que a prática do esporte proporciona e divirta-se!

Comentários