Dicas: Café não pode faltar

O frio chegou pra valer na região sul e nada melhor do que um bom café para aquecer os dias com temperaturas amenas. Mas um bom café não vai bem apenas nos dias frios, não. Ele é o queridinho no dia a dia até em versões geladas para os dias quentes.

Você sabia que só aqui no Brasil são consumidas mais de 20 milhões de sacas de café todos os anos? A prova de que a bebida caiu mesmo no gosto dos brasileiros.

Bom, mas além de ser muito saborosa, a bebida oferece inúmeros benefícios para a saúde. Consumido diariamente, a cafeína estimula a adrenalina e é muito usada para aumentar o desempenho, deixando a pessoa mais alerta e com mais energia. Quem nunca tomou um cafezinho antes de fechar aquele negócio, não é mesmo?

Os benefícios de um bom café para a saúde são muitos, por isso resolvemos listar alguns:

– Evita o câncer

Por ser rico em antioxidantes, o café ajuda a evitar a degradação e alteração das células, prevenindo o surgimento de mutações que podem resultar em tumores. A ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia pode evitar, então, a incidência de câncer de mama, próstata, cancro da faringe e oral, fígado e esofágico.

– Reduz o risco de perda de memória

Cientistas concluíram que duas xícaras de café por dia podem fazer muito bem para a memória. O café previne a demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas. Também foi comprovado que a ingestão de café pode reduzir a incidência da Doença de Parkinson.

– Estimula a digestão

Um cafezinho depois do almoço vai muito bem, não é mesmo? Mas o que poucos sabem é que o café é recomendado para estimular a digestão, pois a bebida estimula os intestinos e o reflexo do estômago, aumentando assim o movimento gastrointestinal. Além de ser um “remedinho” para a preguiça pós-almoço, o café também pode ser a sua salvação quando exagerar na comida.

– Alivia o estresse

Está comprovado também que o café ajuda a melhorar o humor e aliviar o estresse. Um estudo mostrou que a cafeína bloqueia um mecanismo no cérebro que desencadeia diversos sintomas do estresse no corpo. Ou seja, se o mecanismo é interrompido, os sintomas desaparecem.

– Auxilia no emagrecimento

Sim, café emagrece! A cafeína é a grande responsável por estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos. Além disso, o café também ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, ou seja, na queima de gordura.

Bom, agora que você já conhece os benefícios do café para a saúde, não pense duas vezes em aceitar uma xícara da bebida. Um cappuccino, expresso, com leite, com chocolate, mais forte, fraquinho, com açúcar ou adoçante e até gelado! Sim, tem café para todos os gostos!

Confira algumas variações da bebida:

– Café Expresso: O café expresso é um dos principais tipos de café – e é a base de diversos outros. Ele é feito em poucos segundos sob alta pressão de água na temperatura de consumo. Isso faz com que acumule muito sabor e intensidade.

– Café Macchiato: O Macchiato é muito parecido com o café expresso, mas adiciona uma dose de leite vaporizado para suavizar o sabor intenso. A receita original consiste em uma dose de expresso coberta com uma dose de leite vaporizado (ou em espuma) sobre o café.

– Cappuccino: O Cappuccino é um dos tipos de café mais populares em cafeterias e bares ao redor do mundo. Sua receita inclui uma dose de café expresso misturado com leite vaporizado, espuma de leite e chocolate em pequenos pedaços ou em pó sobre a bebida.

– Mocha: O Mocha é uma versão ainda mais achocolatada do Cappuccino. Na prática, é uma mistura entre um Cappuccino e chocolate quente. É feito a partir da mistura do chocolate em pó com uma dose de expresso, adicionando leite vaporizado e espuma de leite – todos homogeneamente misturados dentro da bebida.

Esses são apenas alguns tipos de café, numa infinidade de sabores que variam na combinação e na forma de preparo dos grãos! E então, qual o seu preferido?

Comentários