Verão chegando, corpo em dia

A estação mais quente do ano está chegando. As roupas pesadas de frio ficam de lado, dando espaço para as peças mais curtas e frescas. E é justamente nesse momento que acende o alerta para muitas pessoas: hora de colocar o corpo em dia para o verão.

Quem deixou os cuidados com o corpo de lado durante o inverno, agora precisa correr, literalmente, para colocar tudo no seu devido lugar. Mas, calma. Dá tempo! O importante é focar e aliar atividade física com uma alimentação saudável. Afinal, de nada adianta suar na academia e depois devorar um prato gorduroso ou cheio de açúcar, não é mesmo? A relação é 50% de uma alimentação balanceada e 50% de atividades físicas diárias para conquistar o corpo desejado. E lembre-se, também: saúde física e mental caminham lado a lado.

Atividade física é indispensável

A primeira regra para conquistar um corpo perfeito é: mexa-se! Deixe a preguiça de lado e pratique atividade física regularmente.

Confira algumas dicas:

1 – Pratique algum tipo de atividade física, no mínimo, cerca de 3 dias na semana.

2 – Comece a fazer caminhadas, corridas, bicicleta, tênis ou natação com frequência. Esses e outros exercícios físicos intensos vão te ajudar a queimar calorias, acelerar o metabolismo e melhorar sua saúde cardiovascular.

3 – Se você optar por se matricular em uma academia, tente fazer os aparelhos como bicicleta ergométrica, elíptico e outros equipamentos que estejam disponíveis.

4 – O alongamento e o aquecimento são importantes para o bom funcionamento do corpo durante a atividade física. Não deixe de se alongar antes do exercício com movimentos lentos que explorem toda a amplitude das articulações.

5- Faça de cinco a dez minutos de atividade aeróbica de baixa intensidade para complementar o aquecimento.

6 – Não pratique atividades físicas sob sol forte, entre 11h e 15h. Mesmo quando o tempo estiver nublado, não se esqueça do protetor solar e do boné.

Foco na alimentação

Além da prática de exercícios físicos, os cuidados com a alimentação também são fundamentais para manter o corpo em dia.

Confira algumas dicas:

1 – Priorize verduras, legumes e frutas, alimentos de fácil digestão. Aumente o consumo de fibras, pois elas ajudam no funcionamento do intestino e diminuem a sensação de abdome estufado.

2 – Faça, pelo menos, cinco refeições por dia e coma sempre de 3 em 3 horas.

3 – Beba de 1,5-2 litros de água por dia.

4 – Não abuse no açúcar.

5 – Evite o consumo de álcool, principalmente se for uma bebida com um alto teor de álcool, que fornecem muitas calorias e nenhum nutriente.

6 – Evite os refrigerantes, mesmo os diets. A melhor maneira de se hidratar é com água. Se você não gostar, pode tentar mistura-la com suco de limão fresco.

7 – Consuma chás. Os chás são indicados para dietas de emagrecimento, pois ajudam a limpar o organismo e a reduzir o inchaço. Um chá que contribui para eliminar as gordurinhas é o chá mate. A bebida tem efeito termogênico e ajuda a reduzir o apetite.

E então, gostou das nossas dicas para colocar o corpo em dia para curtir o verão?

Comentários