05 dicas para cuidar bem da barba

Um visual mais clean, com pelos ralos na cara, ou uma barba de respeito: qual a sua preferência? Bom, independentemente do gosto de cada um, a verdade é que os barbudos sempre esbanjam muito estilo, não é mesmo?

Barba longa, estilo de gladiador, barba curta, barba rala. Já faz um tempo em que o visual barbudo entrou no gosto masculino e atraiu até a preferência de muitas mulheres. Mas, se você pensa que deixar a barba crescer não tem segredo, está muito enganado.

O primeiro passo é ficar atento ao corte e ao desenho, uma vez que ambos variam de acordo com o formato de face de cada um. Ou seja, para cada homem existe um tipo certo de barba, que determina bastante o visual.

Você sabe qual o tipo certo para o seu rosto? Vamos te ajudar!

 

– Rosto fino: Se esse é o seu caso, você deve optar por uma barba curta para acrescentar volume às bochechas. Outra dica para deixar o rosto com um aspecto mais largo é deixar a barba um pouco bagunçada.

– Rosto gordo: Para quem tem o rosto gordo a dica é deixar a barba crescer e raspar a parte de baixo, próxima ao pescoço, para realçar o queixo. A altura pode variar, mas o recomendado é deixar a barba crescida dois dedos após o queixo em direção ao pescoço.

– Rosto redondo: Nesse caso a recomendação é usar um cavanhaque para alongar o rosto. O uso de costeletas maiores também ajudam a realçar a parte central da face, deixando-a com um desenho mais definido.

Bom, independentemente do estilo de cada um, para ter uma barba legal são necessários alguns cuidados específicos, além, claro, de muita dedicação. Confira as nossas dicas para manter uma barba saudável e bonita:

01 – Mantenha sua barba sempre limpa
Não importa o estilo da sua barba, se ela estiver suja vai ficar com um aspecto horrível. E se você acha que só a água do banho já é suficiente para deixar a barba limpa, está muito enganado. Assim como o cabelo, a barba também acumula impurezas ao longo do dia, sem contar o contato com a alimentação e secreções. Por isso, o cuidado a higiene diária deve ser redobrado.

Antigamente muitos homens usavam shampoos e até sabonetes comuns para lavar a barba. Mas, atualmente, já existem produtos específicos para limpar os pelos faciais. Além de deixar a sua barba limpa, macia e cheirosa, os shampoos para barba possuem formulação adequada para estar em contato com a pele do rosto, ajudando no controle da oleosidade e na hidratação.

02 – Invista em óleos, pomadas e balm para a barba
É normal que os pelos não fiquem completamente controlados apenas com o uso do shampoo, uma vez que são mais grossos e ressecados do que os cabelos. A solução está nos óleos essenciais para a barba. Eles são feitos para hidratar, nutrir e deixar os fios mais brilhantes e fáceis de pentear – e ainda tem um cheiro ótimo! O óleo pode ser utilizado para todos os tipos de barba, e quanto mais longa for a sua, mais benefícios você conseguirá aproveitar. Para quem prefere um bigode ou a própria barba mais modelada, recomenda-se o uso de pomadas.

O balm, por sua vez, oferece um efeito de condicionamento e, ao mesmo tempo, proporciona uma fixação média para manter os pelos indisciplinados no lugar!

03 – Use esfoliantes
Se você costuma ter pelos encravados ou inflamações, lave seu rosto duas vezes ao dia e use esfoliantes pelo menos três vezes por semana. A esfoliação remove as células mortas, evita a descamação, que é uma das causas da coceira, e desobstrui os poros, fazendo com que os fios cresçam mais rápido e mais fortes, deixando a barba mais bonita e saudável.

04 – Mantenha um corte
Manter um corte e aparar a barba são cuidados essenciais para quem quer um bom visual. Mesmo se o seu objetivo for uma barba longa, não adianta simplesmente deixá-la crescer descontroladamente. Você precisa aparar os pelos do pescoço, das laterais e das bochechas para dar forma na sua barba. Nem todos os fios crescem na mesma velocidade e no mesmo sentido, por isso é tão importante sempre aparar a barba para manter uma boa aparência.

05 – Tenha um kit para a barba
Para os adeptos da barba longa, o ideal é ter em casa um kit básico com tesoura, pente e maquininha. Assim, com esses itens, você conseguirá aparar os pelos sobrando em casa, até duas vezes por semana. A visita ao barbeiro, então, poderá ser feita uma vez por mês!

Ah, e o pente específico para a barba deve estar sempre em mãos. Uma maneira de deixar a barba sempre alinhada é pentear com frequência com a ajuda do óleo de barba. Além de deixar os fios mais alinhados, diminui as chances de embolar e ajuda a remover os fios que já estão soltos.

Gostou das nossas dicas para cuidar da barba? Seguindo os passos, com certeza você será muito bem-vindo ao time dos barbudos!

Comentários